Fundado em 2004, em São Paulo (SP), o ISES – Instituto de Socioeconomia Solidária – tem sua trajetória marcada pela contribuição de universidades e políticas públicas de erradicação da pobreza. Foi a partir de um programa de extensão da USP e PUC-SP, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a FAO-ONU, que a ideia de transformação social começou a ganhar forma.

Em 12 anos de história, iniciando com projetos simples de extensão universitária que fomentava negócios de base comunitária na periferia paulistana, o ISES expandiu sua atuação junto aos grandes Programas de Investimento Social Privado e Políticas Públicas e, hoje, conta com uma equipe multidisciplinar de 80 profissionais espalhados pelas cinco regiões do Brasil.

A experiência do ISES começou na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), passou pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em cada uma dessas parcerias, o ISES funcionou como um núcleo de profissionais que apoiava os estudantes universitários para a execução de atividades de incubação e aceleração de negócios inclusivos.

Foi na Fundação Getúlio Vargas, junto à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade (ITCP-FGV), entre os anos de 2005 e 2014, que se viabilizou as primeiras parcerias com grandes empresas interessadas em qualificar seus investimentos em projetos de fortalecimento de economias locais a partir de negócios inclusivos. Em 2014, esses contratos haviam crescido tanto que não era mais possível continuar ligado à universidade. Era hora de sair desse formato e virar um negócio de impacto.

Desde sua criação até os dias atuais, o ISES já viabilizou mais de 60 milhões de reais de investimento social direto em negócios inclusivos e sociais, em mais de 120 iniciativas espalhadas em 70 municípios de todas as regiões do país. Essa diversidade e acesso é possível porque consegue desenvolver e aplicar soluções para as estratégias de investimento social público e privado de diferentes setores, além de apoiar, por meio desses processos, relacionamento com as comunidades do entorno de cada parceiro ou cliente.

Atualmente, o ISES vai além do papel de Incubadora e Aceleradora de Negócios Inclusivos, que é seu ponto de partida, e se coloca em mais três eixos de atuação: Agência de Comércio Justo, Banco Social e Ises Lab, laboratório de inovação social. Clique aqui, para entender como atuamos e o que fazemos.

Ver Mais
  • O que
    fazemos
  • Como
    fazemos
  • Por quê
    fazemos
  • Valores

Fortalecemos pessoas, organizações e comunidades.

Desenhando e implementando soluções inovadoras e sustentáveis com impacto social.

Queremos um mundo sem pobreza, onde todos desenvolvam seu potencial humano.

Inovação
Empatia
Colaboração
Consciência
Transformação
Resiliência
Diálogo
Coragem

Nossa Teoria de Mudança

Parceiros que fazem parte da nossa história
O ISES trabalha com parceiros engajados no desenvolvimento de comunidades de baixa renda.